H3N2: o novo vírus da gripe

Você conhece o H3N2? O vírus H3N2 é um subtipo do vírus influenza A que atinge, principalmente as crianças até 2 anos e os idosos. No hemisfério Norte, nos anos de 2018/2019, o vírus H3N2 acometeu muitas pessoas e acabou se disseminando para o Brasil. Em 2018 no nosso país, até o mês de abril, foram registrados 286 casos de influenza, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por H3N2.

O vírus é transmitido como qualquer vírus da gripe, ou seja, através de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro. Ele é causador de uma síndrome respiratória que ocorre com maior frequência nas estações do outono e inverno devido à queda de temperatura e o baixa umidade. Os principais sintomas podem aparecer de forma repentina como febre, tosse, dores de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, podendo evoluir para dificuldade respiratória.

O diagnóstico é realizado pelo médico, baseado nos sinais e sintomas clínicos do paciente em conjunto com uma amostra da secreção da nasofaringe que deve ser colhida, preferencialmente, nas primeiras 72 horas após o início dos sintomas e, caso confirmada, deverá ser tratada com medicamento antiviral.

É importante buscar por medidas que auxiliem na prevenção da contaminação pelo vírus como, por exemplo, evitar permanecer muito tempo em ambientes fechados com muitas pessoas, higienizar frequentemente as mãos, cobrir nariz e boca quando tossir ou espirrar e evitar contato com objetos de uso coletivo como corrimãos por exemplo. Mas a principal forma de prevenção ainda é a vacinação.

A vacinação contra a gripe é feita em uma mesma dose trivalente e auxilia na prevenção de complicações provocadas pelo vírus como pneumonias, diminuindo também a probabilidade de internações hospitalares.

Além dos idosos com mais de 60 anos de idade, as crianças entre 06 meses a 06 anos de idade, as gestantes, as puérperas (mães om bebês de até 45 dias de vida), os trabalhadores da saúde, professores e os portadores de doenças crônicas constituem o grupo com maior risco de contaminação e por isso são convidados à vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já está acontecendo! No período de 10 de abril a 31 de maio de 2019 os postos de saúde estarão prontos para a vacinação. Leve sua carteirinha e seus documentos pessoais. Então bora se vacinar?

 

Aliandra Silva Paula, Leonardo Samuel Moreira, Lucas Azevedo Oliveira, alunos do Departamento de Fisioterapia da UNITAU:

Ana Carolina Horta dos Santos; Beatriz Pacheco Monteiro; Isabella Cristina São Tiago de Carvalho, Paula Oliveira Prudente, Suellen Rayane Martiniano dos Santos, Tayna Nadine Albessú Valério, Thainá Zucareli de Almeida, ex-alunos UNITAU, hoje Fisioterapeutas.

Wendry Maria Paixão Pereira é mestre e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP atualmente é docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Taubaté (UNITAU).

4 ideias sobre “H3N2: o novo vírus da gripe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.