Hérnia de disco: será que eu tenho isso mesmo?

Hoje em dia está cada vez mais comum escutarmos que alguém tem problemas nas costas em decorrência de uma hérnia de disco. Será que este é o grande problema da atualidade, que tem causado as famosas lombalgias?

A ciência nos diz que definitivamente não. A tal hérnia de disco afeta no máximo 5% de todo mundo que tem dores nas costas. Sim! Poucas são as pessoas que possuem dores nesta região que são causadas por uma hérnia.

Mas por que escutamos muitas pessoas falando que têm este problema? Discute-se profundamente este assunto e tem-se percebido que muitos pacientes com dores nas costas são mal diagnosticados. Como assim? Olha que interessante! Atualmente, tornou-se rotineiro um profissional da área da saúde requisitar um pedido de ressonância nuclear magnética ao paciente. Após a realização deste exame, o laudo do médico geralmente mostra várias características encontradas nas imagens, dentre elas, comumente verifica-se a hérnia de disco. No entanto, estudos têm demonstrado que mesmo pessoas que nunca tiveram dores nas costas, quando submetidas a uma ressonância nuclear magnética, também apresentam hérnias de disco. Sim, a tal hérnia de disco pode não ser o problema de muitos.

Renato José Soares é doutor em Biomecânica do Movimento pela USP e supervisor da Prática Fisioterapêutica em Ortopedia e Traumatologia da Unitau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.